Criança...
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações,
relações e práticas cotidianas, que vivencia, constrói sua identidade pessoal e
coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta,
narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo
cultura. (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, MEC, SEB,
2010)
Estamos possibilitando que as crianças vivam sua infância em plenitude nos espaços
escolares?
Nossa prática pedagógica responderá!
As Diretrizes Nacionais para Educação Infantil traz como
eixo do Currículo as Brincadeiras e Interações, planejamos as práticas
pedagógicas a partir das brincadeiras ou pensamos em conteúdos e disciplinas?
Urgente pensar quais são os aspectos do
desenvolvimento infantil conforme a faixa etária que atendemos, para propormos
desafios de aprendizagem....
Como afirma Mônica Correia Baptista
Além
de exercer influência na forma como a infância se constitui na sociedade
contemporânea, de ser uma ferramenta fundamental para a inserção social da
criança e de ser objeto de seu interesse, a linguagem escrita pode ser
trabalhada por meio de estratégias de aprendizagem capazes de respeitar as
características da infância. Para isso, o trabalho com a leitura e a escrita
precisa ser coerente com o universo infantil, com a forma lúdica de a criança
construir significados para o que faz, para o que vê e para aquilo que experimenta.
O direito de ter acesso ao mundo da linguagem escrita não pode descuidar do
direito de ser criança - e há muitas maneiras de se respeitarem as duas coisas. (Centro
de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE - UFMG)
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