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domingo, 13 de outubro de 2013

Criança e Práticas Pedagógicas...



 Criança...
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas, que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, MEC, SEB, 2010)

Estamos possibilitando que as crianças  vivam sua infância em plenitude nos espaços escolares?
Nossa prática pedagógica responderá!
As Diretrizes Nacionais para Educação Infantil traz como eixo do Currículo as Brincadeiras e Interações, planejamos as práticas pedagógicas a partir das brincadeiras ou pensamos em conteúdos e disciplinas?
Urgente pensar quais são os aspectos do desenvolvimento infantil conforme a faixa etária que atendemos, para propormos desafios de aprendizagem....



Como afirma Mônica Correia Baptista



Além de exercer influência na forma como a infância se constitui na sociedade contemporânea, de ser uma ferramenta fundamental para a inserção social da criança e de ser objeto de seu interesse, a linguagem escrita pode ser trabalhada por meio de estratégias de aprendizagem capazes de respeitar as características da infância. Para isso, o trabalho com a leitura e a escrita precisa ser coerente com o universo infantil, com a forma lúdica de a criança construir significados para o que faz, para o que vê e para aquilo que experimenta. O direito de ter acesso ao mundo da linguagem escrita não pode descuidar do direito de ser criança - e há muitas maneiras de se respeitarem as duas coisas. (Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE - UFMG)

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